quarta-feira, 3 de outubro de 2012

É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato


                                      FRAGMENTAR PARA REDUZIR A FORÇA

                                                                                                                                               Tania Loos
                                                                                                               loos_consultoria@yahoo.com.br

A fragmentação da Solenidade de Formatura dos alunos que concluíram o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2011/2 e 2012/1), na UERJ, em quatro pequenos eventos na Capela Ecumênica, tem o cheiro da podridão que permeou todo processo de legitimação do Curso, do descaso das “autoridades” e, sobretudo, do firme propósito de desmoralizar a modalidade EAD. Isso nos impõe algumas reflexões: Somos menos importantes que os alunos do Curso Presencial?; por que nossa formatura não se caracteriza pelo glamour costumeiro nas formaturas dos cursos presenciais? por que uma Universidade, como a UERJ, desvaloriza dessa maneira uma Solenidade que reuniria gente de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro?; quem lutará pela Educação a Distância de qualidade, tão propagada nos discursos ideológicos e hipócritas? Elencaria mais “n” inquietações, mas vou ficar por aqui...
A realização de quatro pequenos eventos, em local inadequado, por não comportar mais que 50 a 60 pessoas, nos impedirá de convidar familiares, professores, amigos e parceiros (como foi o Jornalista Lauro Neto).
O desconforto do sentimento de menos-valia conduz o teor dessa escrita e me envergonha de constatar que, no meio acadêmico, pessoas incompetentes se permitem o jogo sujo de desestabilizar, desarticular e desmotivar um grupo de estudantes sonhadores, mas que tem plena consciência do medo da crítica que eles sentem e demonstram através de suas atitudes preconceituosas e práticas excludentes.
Somos mais EAD, Magnífico Reitor! Temos orgulho das nossas conquistas, das horas dedicadas ao autoconhecimento e produções muitas vezes solitárias.
Fragmentar a Formatura foi um grande erro, pois, certamente, a falta de respeito que nos decepciona, também nos torna ainda mais fortes. O glamour que nos é negado, não nos tirará o brilho nos olhos e sequer irá interferir na nossa dignidade, pois esta não estará na mesa de negociação jamais!
Parabéns a todos os formandos! e, aos “Dirigentes” da UERJ o meu mais solene...


1 Pedagoga, Educadora Social, Pós-Graduanda em D.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário