quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A TRAMA DO AGIR: PMERJ CARNAVAL 2010

Considero que em todas as classes profissionais hajam adeptos dos festejos carnavalescos, mas por favor alguém pode me informar quantas professoras, enfermeiras, médicas, juízas etc desfilaram nas Escolas de Samba do RJ? É importante que homens e mulheres que compreendem a diversidade cultural de nosso país possam participar sem qualquer impedimento e se entregarem anonimamente aos blocos, escolas de samba, frevos etc. Juntam-se às comunidades e ali fazem parte do todo, é povão como qualquer outro cidadão!
O que lamento é, exatamente o oposto, a cegueira imposta pelo Poder Simbólico que usa e abusa de sua força e faz da MULHER trabalhadora uma seguidora fiel dos padrões de sutil violência que a impede de ver que estão submetendo a IMAGEM DO CORPO FEMININO como ponto mais importante que sua competência, profissionalismo e mérito.

Foi triste ver a imagem de uma FEM em trajes reveladores de seu contorno, esbanjando sorrisos feito uma hiena. Pois, para rebolar e rir tanto assim, fazendo a alegria de seus algozes, faz com que transmita a mensagem para o povo de que está tudo bem, que a população não precisa se preocupar, pois a violência no RJ se resolve como no Reinado de MOMO, com muita cerveja, muita droga "liberada" (afinal é carnaval), muita bunda de fora e muita sacanagem... E mais, a sociedade deve estar pensando que tanta alegria assim equivale a um salário digno, escalas de serviço compatível para que oficiais possam esbanjar alegria na avenida, e que tudo está 100% maravilhoso na cidade maravilhosa, caso contrário como tantas policiais estariam desfilando em posições de DESTAQUES?

O que mais causa indignação, como já afirmei antes, não é a participação e/ou a exposição do corpo, mas a exposição institucional e que ELAS não tiveram a criticidade necessária para entender essa trama no agir daqueles que deveriam preservar a Instituição e que optaram por minutinhos de fama através da exposição midiática que serviu para o esquecimento do chamado BTL da LIESA e à alienação do povo que esquece nos 3 dias de folia toda problemática que envolve a questão do sistema de segurança e olha apenas a MULHER, seu potencial de beleza e não o cognitivo/intelectual/operacional-técnico.
Assim, questiono o motivo pelo qual a mídia, no ano passado, não deu ênfase ao desfile de dois Coronéis (H) na Porto da Pedra, que fique claro um do RJ e outro do alto escalão do PR? Por que a mídia jamais deu destaque ao antigo sargentão do 13ºBPM que foi (ou ainda é, não sei) um grande Mestre-sala da Vila Isabel? O que farão as "desfilantes" quando de serviço forem chamadas por um humilde morador da comunidade, que com linguajar peculiar lhes fizer um elogio: "Nó, a senhora tava muito GOSTO.. no carnaval, deviam trocar sua farda por aquela"?

Infelizmente essa força do Poder Simbólico, essa Trama no Agir no Carnaval 2010, vai conduzir daqui pra frente a VIDA PROFISSIONAL dessas pessoas, serão "olhadas" apenas pelo que podem produzir ao "apagamento emocional da tropa e da população", é a palavra de ordem de uma violência simbólica que elas não conseguiram detectar... Elas podem dar adeus à MERITOCRACIA...

Tania Loos