domingo, 19 de junho de 2011

FILOSOFANDO COM NIETZSCHE - 1

"A arrogância por parte de quem tem mérito nos parece mais ofensiva que a arrogância de quem não o tem: o próprio mérito é ofensivo."

Com este AFORISMO, Nietzsche faz referência ao perigo da comparação, com a qual sempre perdemos. A comparação e a inveja qua a acompanha refletem uma admiração mal administrada, que, em vez de ajudar na superação pessoal, acaba agindo como um obstáculo à nossa capacidade.

Esse sentimento, definido como "desgosto pela alegria alheia", faz com que o invejoso tenha dificuldade de se relacionar de forma positiva com o que o cerca, já que as pessoas que ele inveja costumam ser muito próximas.

Para combater a inveja, os psicólogos recomendam que deixemos de encarar a prosperidade alheia como algo que que nos deprecia. O sucesso de um companheiro de trabalho não significa nosso fracasso. ao contrário, nos mostra o caminho que devemos percorrer. Quando substituímos a inveja pelo desafio, os méritos e as qualidades dos outros se transformam em um convite para nossa superação.

A melhor comparação é a que fazemos com nós mesmos. De onde estamos, podemos aspirar à consquista do lugar que gostaríamos de ocupar.!

(Fonte: Nietzsche para estressados, Allam Percy)

Comento: Não me inveje, procure seu próprio caminhar!