quinta-feira, 11 de abril de 2013

DON JUAN DE MARCO - CENA 7



A cena por si só dispensa qualquer comentário que eu possa fazer. Consolida a cena anterior e fortalece o entendimento de Wallon e sua Teoria da Afetividade (no sentido de afetar o outro). Merece destaque a questão sobre a linguagem utilizada na cena... Afinal, o corpo fala e os olhos revelam sentimentos e emoções de forma surpreendente. ALTERIDADE é a palavra chave. Só para lembrar: Rocco, o Enfermeiro, também foi "afetado" por Don Juan de Marco.
O que acham?

DON JUAN DE MARCO - CENA 6



O que fazer quando o "OUTRO" nos afeta? Don Juan de Marco está influenciando o comportamento e as atitudes do Psiquiatra, em que ponto a fantasia se confunde com a realidade? Alteridade = aceitação; Empatia + espelhamento = mudanças. Mudando o mapa mental o médico vai reconstruindo suas marcas, alterando hábitos, usando as palavras para se permitir novas experiências. O entrelaçamento da realidade com a fantasia vai conduzindo novos rumos, afinal quem somos nós? Precisamos de um rito de passagem entre a fase adulta e a velhice? Por que a jovialidade nos foge e reduz a chama que deveria arder em todas as fases da espiral do desenvolvimento humano? Don Juan De Marco nos mostra um caminho...
Precisamos de mais gente que AFETE pessoas... precisamos romper com o mito da senilidade, pois a chama sempre estará acesa, é apenas uma questão de como nos posicionamos na vida!