quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BULLYNG ESTIMULADO NA/PELA ESCOLA???


Todos nós que convivemos com crianças e jovens sabemos do potencial e possibilidades de alguns deles praticarem pequenas e grandes perversões. Debocham, criam apelidos, retratam em dimensões sem limites as mínimas imperfeições do "outro".
A Escola, nesse contexto, tem se revelado um ambbiente propício para o desenvolvimento do que, hoje chamamos Bullyng, cabendo, portanto, a adoção de estratégias e atitudes que objetivem prevenir tais comportamentos.
E é, exatamente no momento em que bandeiras são erguidas contra a prática desta face da violência que me surpreendi quando minha filha (11 anos), com o largo sorriso típico daqueles que conseguiram uma boa nota na avaliação, me entregou sua prova de Português.Como de costume, dei um beijo pela conquista e passei à leitura da "prova". Levei um choque, fiquei por um tempo paralisada, querendo entender o inaceitável...
Os adjetivos na tirinha: sujo, nojento e idiota entre outros são qualificadores que estimulam o conflito, o BULLYNG...
Lamentando a falta de visão dos educadores (não sei quem formulou a prova, por isso atribuo a responsabilidade a todos: professora, orientadora educacional, gestores, etc), resta-me compartilhar com vocês minha angústia, dividir esse aperto no peito, a dúvida, o sentimento de impotência, o nó na garganta que por ora me impede o grito: QUE ESCOLA É ESSA???

2 comentários:

  1. Foi muito bom conhecer você! Espero poder nos vermos mais vezes. Amei este comentário sobre a tirinha na prova de sua filha. É preciso denunciar para conscientizar.
    Elypaschoalick/JCC-São Luis/Uberlandia

    ResponderExcluir
  2. Querida Ely,
    Que bom merecer a visita! Saiba que também adorei conhecer vc, espero poder desfrutar mais dos seus conhecimentos e sabedoria!
    Bjs e volte sempre!
    Tania Loos

    ResponderExcluir